Programa de mobilidade sustentável para o Estado prevê poupanças de 50 milhões de euros

De forma faseada serão integrados 1200 veículos eléctricos na frota da administração pública

29.06.2015

O Programa de Mobilidade Sustentável para a Administração Pública 2015-2020 – ECO.mob, aprovado em Conselho de Ministros na quinta-feira, prevê a integração na frota do Estado de 1200 veículos eléctricos, de forma faseada, o que até 2020 resultará numa poupança de 50 milhões de euros.

 

“A Administração Pública tem todas as condições para dar o exemplo, ao nível da utilização de transportes, pelo que cumprirá o programa de mobilidade Eco-Mob”, afirmou o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.

 

O governante lembra que o “Eco-Mob” promove menos uso de viaturas, redução de emissão de dióxido de carbono, menos consumo de energia, promoção de energias renováveis e redução da factura energética.

 

O ECO.mob tem como objectivo melhorar a eficiência económica e desempenho ambiental das deslocações associadas à Administração Pública. Visa igualmente a promoção da mobilidade eléctrica.

  

Neste âmbito será ainda criada a Plataforma para a Mobilidade Sustentável na Administração Pública, a Plataforma ECO.mob, que tem como função acompanhar a execução do Programa ECO.mob. 

 

Jorge Moreira da Silva adiantou que o Governo, no que diz respeito à gestão de frotas, quer acabar com a lógica de vinculação da viatura a uma determinada função ou um determinado serviço, promovendo antes uma partilha dos transportes no mesmo espaço geográfico.

TAGS: mobilidade eléctrica , Programa de Mobilidade Sustentável para a Administração Pública 2015-2020 – ECO.mob
Vai gostar de ver
VOLTAR