Opinião de Álvaro Domingues: "3D Terceira dimensão"

08.02.2016

Dizem uns que vivemos uma crise de representação do mundo porque não conseguimos, não sabemos comunicar uma visão do real que nos pareça verbalizável, compreensível ou argumentável. Dizem outros que é uma crise da razão porque tal coisa não existe no singular nem segue modelo único para todo o sempre em todo o lado, havendo muitas razões incluindo as que o coração tem e que a dita razão desconhece como pensava Blaise Pascal há quase trezentos e cinquenta anos e até era matemático, físico, cientista e outras artes da razão pura.

 

Pode ser. É, no entanto, razoável pensar também que não podemos dizer que estamos sempre em crise porque então normalizamos a crise que é coisa contrária à própria ideia de crise; adiante.

 

Há um campo de jogo de bola em primeiro plano com duas balizas. Do lado direito ergue-se um muro de contenção de terras com grandes contrafortes para que não se rompa; do outro lado existe um muro baixo que também pode ser banco e uma espécie de relvado. Grandes pedras compõe um muro de contenção de terras com um renque de canas em cima. Percebe-se que o campo da bola é um terrapleno subtraído a uma encosta. A rede das balizas está uma ruína. O bloco de cimento pintado de azul da cor dos ferros da baliza parece um brutalismo mas é para evitar que a estrutura caia para frente. Claro que a fixação ao pavimento podia ser mais discreta e eficaz, mas a coisa resolve-se. Andando.

 

A casa da parede cega iluminada é deveres intrigante. Impõe-se pela sua dimensão, pela forma, pelo inacabado ou mal estimado. A verdade é que ficou visualmente exposta a partir de um ângulo não esperado. Digamos que foi surpreendida assim porque, de facto foi pensada como casa virada para a estrada que lhe passa na frente a uma cota bastante superior à do campo de futebol e para aí chegar teve que arrancar do nível inferior do terreno.

 

Em suma, a terceira dimensão complica muito a razão das coisas. Gente muito racional como os matemáticos dizem-nos que existem múltiplas dimensões e não apenas três. Prevêem-se tempos difíceis, portanto.

 

Álvaro Domingues, licenciado em geografia, doutorado em Geografia Humana e professor e investigador na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

TAGS: Comentário , Álvaro Domingues
Vai gostar de ver
VOLTAR