Mobiliário de Paredes reforça aposta no design para conquistar o mundo

Mercado: Segunda edição do «Art on Chairs» acaba de ser apresentada

02.07.2014

O programa «Art on Chairs» 2014/2015 acaba de ser oficialmente apresentado. O evento, que promove o design e a criatividade como vectores de inovação na indústria de Paredes – e que na primeira edição venceu o RegioStars, prémio lançado pela Comissão Europeia para distinguir projectos inspiradores de desenvolvimento regional –, assume-se agora como ainda mais internacional.

 

Durante um ano, o «Art on Chairs» desenrola-se em cinco exposições, três concursos de design, um programa de residências na indústria e quatro mostras internacionais.

 

Pequim, Paris, Singapura e Milão são algumas das cidades que acolhem o «Art on Chairs» no primeiro semestre de 2015. «Actualmente, o «Art on Chairs» já reúne, em Paredes, designers e empresários do sector em torno de processos criativos cujos resultados vão ser conhecidos após o Verão», divulga a organização.

 

Os objectivos do «Art on Chairs» 14/15 passam por «aumentar a projecção internacional do território, indústria e comunidade local, impulsionando a requalificação e a competitividade».

 

O «Art on Chairs» inclui iniciativas e processos como Duets (2+1), More Design More Industry, Cadeira Parade, concursos para designers e criativos, exposições internacionais e iniciativas de diplomacia empresarial, entre outras.

 

A indústria de mobiliário em Paredes é hoje responsável por metade do volume de negócios do sector de mobiliário nacional – cerca de 400 dos 800 milhões de euros anuais – sendo que 90 por cento dessa produção local se destina à exportação. Actualmente, existem no concelho cerca de 800 fábricas de produção de mobiliário, que empregam 50 por cento da população activa.

 

«Art on Chairs» é um evento internacional que promove o design e a criatividade contemporânea enquanto vetores de inovação na indústria e desenvolvimento transversal. Traduz-se num programa de exposições, concursos, residências, atividades educativas e itinerância internacional. Nesta que é a sua segunda edição, realiza-se em Paredes e Lisboa.

 

A edição de estreia, em 2012, foi premiada pela Comissão Europeia, através dos RegioStars, atribuídos aos projetos regionais mais inovadores e inspiradores.

 

Redacção Jornal Arquitecturas

TAGS: mobiliário , Paredes , design
Vai gostar de ver
VOLTAR