Ligação ferroviária ao porto de Aveiro com apoio de 40,5 milhões da Europa

Projecto permitirá reduzir a poluição e melhorar a competitividade do porto de Aveiro

27.10.2014

Projecto permitirá reduzir a poluição e melhorar a competitividade do porto de Aveiro

 

A Comissão Europeia aprovou um investimento de 40,5 milhões de euros do Fundo de Coesão para o projecto ferroviário da RTE-T (Rede Transeuropeia de Transportes), que irá permitir “reduzir a poluição e melhorar a competitividade do porto de Aveiro”. A União Europeia irá financiar parte do investimento, cujo valor total ascende a 77,4 milhões de euros.

 

“Espera-se que o projecto esteja concluído até finais de 2014 e prevê-se que sejam construídos cerca de nove quilómetros de RTE-T ferroviária e seis quilómetros de caminhos-de-ferro paralelos entre a plataforma de logística multimodal do porto de Aveiro e Cacia, para a recepção e expedição de mercadorias no referido porto”, informa a Comissão Europeia.

 

Estão também previstas a eletrificação e sistemas de sinalização e telecomunicações, ficando assim reduzido o transporte rodoviário de mercadorias de e para o porto e facilitado o transporte das mercadorias recebidas.

 

Este investimento é efectuado no quadro do programa operacional de “Desenvolvimento Territorial 2007-2013 POVT” no âmbito do eixo prioritário “Redes Estruturais Nacionais e Equipamentos para os Transportes Sustentáveis e a Mobilidade”.

 

A decisão de cofinanciamento deste projecto foi tomada ao abrigo do período de programação 2007-2013. No total, foram atribuídos a Portugal neste período cerca de 20 mil milhões de euros em termos de financiamento das políticas de coesão. Para o período 2014-2020, este montante subiu para 22,9 mil milhões.

TAGS: mobilidade , transportes , ligação ferroviária , porto de Aveiro , fundos regionais
Vai gostar de ver
VOLTAR