Larus recebeu terceiro prémio mundial de design

Empresas: Cerimónia decorreu em Essen, na Alemanha

09.07.2014

A Larus, marca portuguesa de mobiliário urbano, recebeu esta semana o maior prémio mundial de design - o «Red Dot Award» - com a papeleira «Sheet» da autoria de Pedro Martins Pereira. É o terceiro prémio mundial para a empresa de Albergaria-a-Velha. A cerimónia decorreu em Essen, na Alemanha.

 

A papeleira «Sheet», que venceu na categoria de design urbano e espaços públicos - sub-categoria de mobiliário urbano, foi desenhada por Pedro Martins Pereira, fundador e presidente da Larus, para o «Al Shaheed Park», o mais importante projecto urbanístico do Golfo Pérsico, na Cidade do Kuwait, capital do emirado.

 

«Pretendemos evocar uma folha de papel dobrada. A ludicidade e simplicidade desse gesto, materializado na quinagem dos cantos da chapa frontal e tardoz, pretendeu assegurar funcionalidade. É um produto que cria uma relação simbólica e empática contra a aversão que as pessoas desenvolvem face aos resíduos. Nesse sentido, creio ser uma abordagem simpática», explicou Pedro Martins Pereira.

 

A papeleira, em estrutura de chapa de aço, decapada, metalizada e pintada, possui uma porta com fecho de segurança e fixação directa ao pavimento por pernos roscados.

 

Em 2008 a Larus venceu o primeiro «Red Dot», com a «Coluna de Iluminação 17º» da autoria de Francisco Providência. Em 2011, conquistou o segundo galardão com a «Linha +» de João Nunes e obteve uma menção honrosa com a papeleira «Tom» de Pedro Martins Pereira.

 

A Larus mobila cidades como Porto (Serralves e Avenida dos Aliados), Madrid (parque do Museu do Prado), Luanda (Baía de Luanda e Ilha do Cabo), Casablanca (Antiga Medina), Santiago de Compostela (Cidade da Cultura), Versalhes, Innsbruck ou Bruxelas.

 

A investigação em design é uma aposta estratégica da empresa, que tem como missão «humanizar o território». Diariamente, o Gabinete de Investigação e Desenvolvimento desenvolve soluções técnicas que antecipam as necessidades urbanísticas. O investimento em inovação fixa-se em sete por cento do volume de negócios. Em 2013, a Larus facturou 2,8 milhões de euros e atingiu uma taxa de exportação de 43 por cento.

 

A LARUS é a marca portuguesa de mobiliário urbano com os mais importantes prémios nacionais e internacionais e, em 2011, foi considerada a melhor empresa europeia na implementação do Design pelo Centro Europeu de Design.

 

A originalidade e a diversidade das suas soluções resultam de uma estreita colaboração com os maiores nomes da arquitectura e design nacional. Siza Vieira, Souto Moura, Daciano da Costa, Alcino Soutinho, João Nunes, Carrilho da Graça, Henrique Cayatte ou Francisco Providência. A LARUS conta 26 anos de história e tem hoje uma presença internacional em Espanha, Reino Unido, Bélgica, Alemanha, Angola, França, Roménia, Marrocos e Kuwait.

 

Redacção Jornal Arquitecturas

TAGS: Larus
Vai gostar de ver
VOLTAR