Engenheiros e arquitectos são “actores fundamentais da reabilitação”

Sessões temáticas marcam agenda da Semana da Reabilitação Urbana Porto 2014

13.11.2014

A conferência “Engenheiros e Arquitectos: Actores fundamentais da Reabilitação”, comissariada por Vasco Peixoto de Freitas, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e por José Gigante, convidado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, será uma das sessões temáticas da segunda edição da Semana da Reabilitação Urbana do Porto, que vai decorrer de 24 a 30 de Novembro.

 

Esta sessão, marcada para terça-feira, 25 de Novembro, no Ateneu Comercial do Porto, às 9h30, direcionada a engenheiros e arquitectos, incidirá “não só sobre as questões técnicas exigidas a quem projecta a reabilitação, mas vai também explorar temas diversos sobre as competências multidisciplinares que hoje são exigidas a estes técnicos especializados, colocando-lhes novos desafios”, adianta a organização.

 

A marcar o arranque da semana, logo na tarde de segunda-feira, 24 de Novembro, terá lugar conferência “Reabilitar o Passado, Construir o Futuro: uma prioridade para Portugal”. Comissariada por Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, esta sessão pretende “traçar o ponto de situação do mercado da reabilitação no nosso país, dando a conhecer as principais oportunidades que oferece, bem como os instrumentos legais e financeiros hoje disponíveis para a dinamização deste mercado”.

 

O balanço dos dez primeiros anos de actividade da Porto Vivo SRU irá dominar a agenda de quinta-feira, dia 26. Intitulada “10 anos da Porto Vivo – Uma década de uma nova intervenção no Centro Histórico do Porto”, a conferência comissariada por Álvaro Santos, presidente da Porto Vivo SRU, juntará no mesmo palco o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o presidente do IHRU, Vítor Reis, e o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto, entre vários outros convidados. Nesta sessão será ainda apresentado o novo Observatório da Reabilitação Urbana da Baixa do Porto, uma iniciativa que nasce da parceria da SRU com a Confidencial Imobiliário.

 

Francisco Rocha Antunes, FRICS e Chief Developer da Capital Urbano, é o comissário da conferência sobre as “Tendências Emergentes” que terá lugar na sexta-feira, 28. Smart-Cities, BIM, as novas formas de financiamento e as alterações nos modos de habitar serão as grandes tendências em destaque, numa sessão que pretende ajudar a perceber qual o seu impacto na forma como se desenvolve a reabilitação urbana.

 

A II Semana da Reabilitação Urbana Porto é organizada pela parceria Promevi/Vida Imobiliária e conta com os apoios da Porto Vivo, SRU e da Câmara Municipal do Porto, além dos patrocínios institucionais da CCDR-N, INCI, IHRU e AICCOPN e de empresas como a Caixa Geral de Depósitos, Schmitt+Sohn, Lucios , Secil, Sonae Indústria, Weber, e Luz e Som.

 

Além do ciclo de conferências, no Ateneu Comercial do Porto os finais de tarde estarão reservados para um conjunto de encontros e tertúlias que visam ser um momento privilegiado para a partilha de ideias entre os profissionais e o público. 

TAGS: Semana da Reabilitação do Porto
VOLTAR