Comentário Robert Stussi:"SMART cá, e lá fora’’

16.11.2015

Atrasado com o meu blogue, agora o logo da SCEWC já associa o símbolo do pesar, depois desta noite terrível de Paris!

 

Bem, quem for a Barcelona para assistir a 5ª edição do SCEWC - mais uma destas abreviações horríveis, ‘SMART Cities Exhibition World Congress’, vai encontrar cada vez mais Portugueses e até empresas portuguesas, na exposição. Nas primeiras duas edições (2011+2012) os Portugueses eram bem raros! Fora eu, que estava no comité de programação, no 2º e 3º congresso, pouco português se ouviu falar, mesmo contando com alguns brasileiros; no segundo congresso, a Câmara Municipal de Bragança, avisado por mim, apareceu com o Presidente, Vice-presidente e mais 3 pessoas, que formavam assim metade do pelotão Português.

A terceira edição juntou dois grandes eventos, a SCEWC e a EVS 27 – ‘World Electric Vehicle Symposium and Exposition’ - que esta na sua 27ª edição (desde 1969). Juntou mas não uniu os dois eventos, como a SCEWC queria e a EVS resistia: a única coisa ‘comum’ era o acesso mutual as duas exposições, separadas por uma parede e um caminho longo. Se calhar por isto Portugal, presente pela primeira vez, estava nos dois lados – caso único – com dois (mega) stands (e muitas meninas em saias curtas).

 

Foi neste congresso também que um grupo de pessoas portuguesas se encontrara com a RECI – ‘Rede de cidades inteligentes de Espanha’ (lançada em 2011 e formalizada em 2012 | 52 cidades espanholas | Presidência Município de Santander). Esta rede pôs em pratica a sustentabilidade: muitos encontros e reuniões são virtuais (com 58 destas se pouparam 7500 h de trabalho | 130 toneladas de CO2 | 285.000 €).

No ano seguinte foi formalizada cá em Portugal a rede RENER – Cidades inteligentes com 28 cidades (hoje 46 cidades | Presidência Viseu).

 

O que se encontra em Barcelona: o melhor e a quantidade (500 cidades, 450 expositores e 400 oradores), ou seja, qualquer participante terá a ‘tortura’ de decidir o que escolher (bem, o recinto se chama ‘Feira de Barcelona’):

Por aqui? Depois da criação da RENER, esta organizou um road-show, em 2014, em quatro cidades (Aveiro, Évora, Porto e Vila Nova de Gaia); esta última, com alguns oradores internacionais, as outras com um ‘menu fixo’ e principalmente oradores Portugueses (alguns apresentações estão disponíveis na web). Este ano, silêncio...

Entretanto, após a 1ª edição em 2012 haverá, em colaboração com o Journal de Negócios, a segunda edição da conferência ‘Energy and Mobility for Smart Cities’ em Cascais (http://cofinaeventos.pt/energyandmobility/programa/).

E também em Novembro, a E-Nova com a PT organiza a 3ª edição de ‘Cidades Inteligentes - Cidades do Futuro’, com oradores principalmente portugueses.

 

A parte destes dois ciclos de conferências houve mais uns eventos avulsos em 2015, tal como ‘Urban Analytics’ (conferência internacional) e ‘Medir a Cidade’ (workshop nacional), ambos promovidos pela Direcção Geral do Território; bem como o evento de 3 dias ‘Portugal Smart and Green Think Tank’ sobre qual não encontro traço na web (serão pensamentos reservados?).

Só falei dos nossos eventos, e dos dos vizinhos. Se não o blog transformar-se-ia numa enciclopédia, tantos são os eventos à volta do tema SMART! Mesmo assim deve-se reconhecer que Barcelona, pela ‘Fiera de Barcelona’ (em parte propriedade da Cidade) conseguiu criar uma marca mundial (e fazer lucros – por isto o participante desembolsa para o congresso 700 €, quando os eventos em Portugal são gratuitos ou quase), não só pelos congressos, mas com os projectos que implementou, na cidade. Há também a notar que o Congresso já teve filhos, em Bogotá (2013), Kyoto (2015) e vai ter outro, em Puebla (México), no próximo ano!

 

Robert Stussi é consultor de mobilidade

TAGS: comentário , Robert Stussi , SMART
Vai gostar de ver
VOLTAR