Comentário de Armando Silva Afonso: "Água e sustentabilidade: os próximos eventos"

30.05.2016

A importância que as questões da sustentabilidade assumiram neste nosso tempo tem motivado a organização de um número crescente de eventos técnicos e científicos neste âmbito. A lista de congressos, conferências e seminários é vastíssima em todo o mundo e decidi, neste comentário, destacar três eventos de âmbito internacional, mas que se irão realizar em Portugal.

 

O primeiro é o “41st IAHS World Congress on Housing”, da International Association for Housing Science, que decorrerá no Algarve, no próximo mês de Setembro. Esta edição do IAHS dará enfoque à inovação no sector da construção e está organizada em sessões plenárias e sessões organizada, uma delas dedicada ao uso eficiente da água nos edifícios: “Sustainable and Water Efficient Buildings”.

 

O segundo é o CINCOS’16, que se vai realizar de 3 a 4 de Novembro em Lisboa, e que, nesta edição, será dedicado ao tema geral “Novos desafios para a cadeia de valor do habitat”. A problemática da água está presente em vários temas estratégicos, como “Cidades Sustentáveis”, “Uso Eficiente de Recursos”, etc.

 

Finalmente, refiro o “Energy for Sustainability 2017” (Sustainable Cities: Designing Cities and Communities for the Future), que terá lugar em Fevereiro de 2017, no Funchal. O objetivo principal da conferência é discutir a criação de um futuro sustentável para as pessoas e para o planeta. Embora ao seu foco esteja na energia, a água também tem lugar, no âmbito do nexo água-energia…

 

Armando Silva Afonso é professor da Universidade de Aveiro e fundador e atual presidente da direção da ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais).

TAGS: Comentário , Armando Silva Afonso , eficiência energética , eficiência hídrica , eventos , água , energia
Vai gostar de ver
VOLTAR