Pergunta & Resposta

25.03.2014

Pergunta: 

 

«A água não é só um elemento essencial à vida já que pode ter outras utilizações nas cidades. Como podemos sustentar essa utilização nas cidades contemporâneas?» 

 

Director do Museu da Água da EPAL, Pedro de Oliveira Inácio 

 

Resposta:

  

«As cidades compactas, completas e conectadas proporcionam-nos o acesso a um largo leque de produtos e serviços que acrescentam valor (não apenas económico) às nossas vidas.

 

Paradoxalmente, quanto mais facilitada a disponibilidade dos recursos preciosos (como a água) menor o respeito que temos por estes e, consequentemente, menor também a racionalidade da utilização. 


É criminoso o acto de descarga das sanitas recorrer a água potável. É perverso lavarmos ruas e regarmos espaços verdes com água potável. 


Avizinha-se uma mudança de paradigma no desenho dos sistemas urbanos de água - do fornecimento deste recurso passaremos à prestação do serviço água; de uma única água disponível, passaremos a diversas águas localmente geradas, para adequadamente satisfazerem os diversos usos.


Esta transformação trará consigo uma descentralização do tratamento de água em cidades e abrirá portas a novos actores e a novos mercados, em que todos poderemos ter um papel significativo!

 

Avizinha-se o momento em que procuraremos “fixar a água localmente”».

 

Arquitecta Livia Tirone

TAGS: Director do Museu da Água da EPAL , Pedro de Oliveira Inácio , arquitecta Livia Tirone , Pergunta & Resposta , água e arquitectura
Vai gostar de ver
VOLTAR